Pragas e doenças

Pequenos, mas perigosos

Umas horas passadas a preparar a terra para os legumes resultaram numa pequena colheita inesperada e indesejada.

Ao remexer a terra podemos limpá-la não só de raízes, pedras e lixo. É uma excelente oportunidade de  eliminar insectos que depois podem ser causa de grandes estragos na nossa horta.

Os que encontrei há uns dias num fragmento pequeno da futura horta são os vermes (larvas) brancos e cinzentos e larva-arame chamada também verme-arame. Infelizmente, o verme cinzento conseguiu fugir da tigela antes de acabar o trabalho, se encontrar mais, vou actualizar a foto.

Estas três larvas vivem durante anos na terra e devoram as raízes das plantas causando a morte delas. Hoje vou escrever mais sobre o:

Verme branco / Larva branca
Vermes brancas em diferentes estados de desenvolvimento

Vermes brancos em diferentes estados de desenvolvimento

São larvas de besouros duma subfamília de Scarabaeidae, chamada Melolonthae. 

Os vermes têm o corpo branco com a ‘terminação’ mais escura e tomam uma forma do arco quando ficam expostas à luz. Vivem na terra durante três anos e durante esse tempo ameaçam as nossas culturas comendo as raízes. As plantas atacadas por vermes brancos ficam com as folhas amarelas, não recebem alimento suficiente e em consequência morrem.

A proximidade de bosques favorece o aparecimento dessa praga.

vermebrancociclo

Ciclo de vida do besouro

Como lutar com eles?

Quando observarmos os primeiros sinais nas plantas, podemos por um insecticida em grânulos. Se não queremos usar químicos no nosso jardim, resta-nos recolhe-los manualmente e queimar ou regar a terra com uma solução de pó com o Heterorhabditis bacteriophora, nematódeo parasita das larvas brancas.

Como prevenção, devemos lavrar bem e frequentemente a terra na primavera para expor os ovos e as larvas às condições desfavoráveis.

Nas próximas entradas vou descrever outros insectos que destroem os nossos jardins.

Até breve!

You Might Also Like