Jardim

Os visitantes mais frequentes do nosso jardim

esquilo

O inverno é, sem dúvida, uma época mais calma para os jardineiros. Depois de meses de trabalho, podem finalmente sentar-se com uma chávena de chá e descansar fazendo planos para a primavera seguinte ou relembrando a beleza dos meses passados. Mas, entre uma e outra actividade, podem dedicar-se também à observação da vida no jardim. A maioria das plantas, sim, está adormecida, mas o jardim contínua  a ser um sítio cheio de vida graças aos animais que procuram comida para sobreviver o inverno. Vale a pena pensar nos pássaros ou esquilos e preparar algumas delícias para eles. Vejam quem visita o nosso jardim.

Pisco de peito ruivo

Pisco do peito ruivo

O pisco de peito ruivo gosta de pequenas sementes: paínço, flocos de aveia, trigo…

 

O pisco de peito ruivo (Erithacus rubecula) é bastante comum na Europa, algumas das populações migram no inverno para o sul do continente, outras passam a vida no mesmo território. O pássaro atinge aproximadamente 14 cm e vive 2 anos. É fácil para reconhecer graças à mancha alaranjada que cobre a parte da barriga e da cabeça. Canta o ano todo, aqui podem ouvir o canto do pisco de peito ruivo. A sua dieta é composta de insectos e as suas larvas, aranhas, minhocas e caracóis. Passa muito tempo no solo à procura da comida – muito bem-vindo nos jardins e nas hortas! Nas épocas mais frias come também pequenos frutos, bagas e sementes. Não tem muito medo dos homens, as vezes até pode ser observado perto dos jardineiros que trabalham a terra.

Chapim de poupa

pássaros de portugal - chapim de poupa

O chapim de poupa gosta de sementes de girassol

 

Este é um dos pássaros mais medrosos que visitam o nosso comedor. Embora seja um visitante frequente, é bastante difícil fotografa-lo – foge quando nota qualquer movimento suspeitoso. Talvez a culpa seja do gato do vizinho…

O chapim de poupa mede 12 cm e vive por volta de 5 anos. É fácil de reconhecer graças ao seu “chapéu” branco e preto. Aqui podem ouvir o canto do chapim de poupa. Vive nos bosques com a maioria de pinheiros, neles constrói os seus ninhos. Gosta também dos sobreiros. Come sobre tudo insectos e as suas larvas e ovos, aranhas. No inverno complementa a dieta com as sementes de pinheiros e outras coníferas. As vezes acumula a comida em pequenos orifícios na cortiça. No nosso restaurante prefere as sementes de girassol 🙂

Chapim azul e chapim real

Um pássaro com plumagem colorida

Um dos pássaros mais coloridos

 

O chapim azul (Cyanistes caeruleus) é um dos mais coloridos pássaros de Portugal. As suas características são o “gorro” azul e a barriga amarela; no dorso e nas asas também se podem observar uns tons azuis. Mexe-se muito rápido e gosta de se esconder nos arbustos, por isso as vezes pode ser difícil observa-lo. Como o chapim de poupa, o chapim azul come os insectos em vários etapas de desenvolvimento, pequenas aranhas, no inverno procura também sementes e pequenas bagas. No nosso comedouro procura sobre tudo o girassol e amendoins. Aqui podem ouvir o canto do chapim azul.

chapim real

Mais um pássaro da família dos chapins, desta vez com o “gorro” preto: o chapim real.

 

O chapim real (Parus major) é o maior representante da sua família, pode atingir até 16 cm. Tem o bico e o “gorro” preto, na barriga amarela observa-se também um risco preto. Como as aves precedentes, gosta de se esconder nos arbustos, as suas pernas fortes permitem-lhe de se deslocar com facilidade entre os ramos. O canto do chapim real é muito característico e pode-se ouvir sobre tudo na época de reprodução ou nos dias quentes de outono ou inverno.

Para atrair o chapim real para os vossos jardins, preparem sementes de girassol e amendoins.

chapim azul e chapim de poupa

As espécies de chapins não concorrem entre elas pela comida, nos ambientes naturais alimentam-se nas diferentes alturas das árvores.

 

Há alguém mais que visita o nosso comedouro: são os esquilos que partilham com os chapins o gosto pelos amendoins e sementes de pinheiros.

O Tic ou o Tac, os gémeos são difíceis de diferenciar ;)

O Tic ou o Tac, os gémeos são difíceis de diferenciar 😉

As sementes mais procuradas pelos pássaros que visitam o nosso jardim são:

comidapassaros

Girassol, aveia, paínço, trigo e amendoins.

 

Qué pássaros observam nos vossos jardins? Tem alguns truques para atrair a vida selvagem para o vosso terreno?

You Might Also Like