Pragas e doenças

Otiorhynchus

Otiorhynchus, debaixo deste nome misterioso esconde-se um género de insectos da família de gorgulhos (Curculionidae). Muito amiúdo estes bichinhos são responsáveis pelos estragos graves nos nossos jardins e hortas.

otiorhynchus5

Um representante adulto do género Otiorhynchus

Os insectos medem entre 5 mm e 1 cm de comprimento e levam uma vida nocturna. As suas larvas são muito mais perigosas para as plantas, e como vivem no solo na passagem entre as raízes e o caule, é difícil reparar a presença delas antes de ver os estragos.

As suas plantas preferidas são, entre outros, ligustros (alfeneiros), lilás, azálias, rododendros, teixos, morangueiros e morangueiros selvagens, framboeseiras, pessegueiros, vinha…

Uma folha de lilás atacada por Otiorhynchus

Uma folha de lilás atacada por Otiorhynchus

O que favorece a aparição destes insectos no nosso jardim é a grande concentração das plantas, sobre tudo em vasos. Por isso devemos mudar a terra quando observarmos os sinais da presença dos Otiorhynchus. Se os insectos se instalaram no solo, podemos usar um insecticida em granulado na primavera. Inserimos-lo ao momento de plantar as plantas.

Uma solução mais suave é pulverizar à noite na primavera e no outono uma solução de nemátodos (Heterorhabditis megidis Steinemema kraussei) quando as temperaturas atingirem entre 13 e 25 graus.

otiorhynchus4

You Might Also Like