Jardim Principal

Estratificação das sementes

estratificacao1

Já vos aconteceu semear as plantas seguindo as instruções dadas pelo produtor e mesmo assim as plantas não germinarem? A mim sim, com várias plantas 🙁 achei muito estranho e comecei a procura das razões…

Resulta que algumas plantas para germinar precisam dum tratamento especial chamado estratificação. Antigamente os produtores das sementes faziam isso por nós, mas, infelizmente, hoje é difícil de encontrar a informação sobre esse processo nas embalagens das sementes, nem se escreve que a planta dada precisa disso para germinar. Bem, mas que exactamente significa a estratificação?

Pela estratificação compreende-se a adaptação para germinar, através de criar condições favoráveis (temperatura e humidade) para a ruptura da dormência das sementes. Felizmente, os jardineiros não profissionais também podem consegui-lo usando o método da estratificação a frio.

Como posso estratificar as minhas sementes?

Para isso, vamos precisar, além das sementes, duma embalagem transparente (pode ser uma caixa de plástico com tampa, um saco de plástico), terra para germinar ou areia, água e um frigorífico 🙂

Quando já temos tudo preparado, metemos a terra na embalagem escolhida, molhamos-la de maneira a não ficar encharcada, colocamos as sementes, tapamos-las com uma película fina da terra que também molhamos ligeiramente. Temos de ter mais ou menos 5 cm da terra. O importante é também deixar uns 2 cm de espaço para o ar. Para o processo correr correctamente, as sementes vão precisar do oxigénio. Fechamos bem a caixa ou o saco e metemos no frio (3-5ºC; a prateleira mais baixa do frigorífico). Uma vez por semana abrimos a embalagem para arejar um bocado e verificar o estado da terra e das sementes. Se observarmos que a terra secou, acrescentamos um bocado de água (nunca encharcamos as sementes!).

estratificacao2

Quanto tempo as sementes devem ficar no frio?

Isso depende de cada planta, mas podemos dizer que 2 meses vão ser suficientes. Se virmos que algumas das sementes começam a germinar antes, podemos retira-los do frigorífico, plantar em vasos e deixar num sítio não muito quente (10-18ºC, assim as plantas crescem mais fortes), mas com luz suficiente. Se depois de dois meses nenhuma das sementes germinar, tiramos-las na mesma e colocamos num sítio fresco e com luz.

Quando começar a estratificação?

O melhor é não começar muito cedo. Senão as sementes vão germinar, quando as condições no exterior ainda não são muito favoráveis. Imaginem, se as vossas sementes começarem a germinar em pleno inverno, quando os dias ainda são muito curtos… Vão crescer fracas e esticar-se em procura da luz e em consequência vão obter plantas sem muito valor e que podem morrer antes ainda de chegar a altura de planta-las no jardim. Por isso, o melhor é começar o processo em fevereiro. Assim, daqui a umas semanas, quando as plantas começarem a germinar, vão ter boas condições para se desenvolverem.

estratificacao

Não se esqueçam de etiquetar as caixinhas, daqui a dois meses podem não se lembrar o que tinham semeado e quando.

Quais são as plantas que não germinam sem a estratificação?

Aqui vem a lista das plantas que para germinar precisam de passar por esse processo:

Acanthus, Agastache foeniculum, Clematis, Lavandula angustifolia (alfazema), Phlox divaricata, Physostegia virginiana, Rudbeckia, Saponaria officinalis,  Thalictrum aquilegifolium, Viola odorata, Viola palmata

Fonte das imagens: wikipedia.org

Fonte das imagens: wikipedia.org

Árvores e arbustos

Abies, Acer (Bordo), Amelanchier (Amelanqueiro), Arbutus unedo (Medronheiro), Berberis, Castanea sativa (Castanheiro), Exochorda,  Magnolia tripetala, Pterocarya, Rosa, Staphylea, Taxus

estratificacao3

As sementes da alfazema semeada no dia sete de fevereiro começaram a germinar depois de um mês.

Conhecem mais plantas dessas? Já tiveram de estratificar as vossas sementes?

You Might Also Like

  • E as sementes de guarana? E açai Mirtilos?

    • Olá, Estefano! As sementes de guarana e de açai não precisam de ser estratificados se são semeadas logo após da colheita. Só se comprares as sementes de açai no comércio terás de as estratificar na temperatura ambiente num saco ou num recipiente transparente com serragem ou carvão vegetal moído húmido e com espaço suficiente para o oxigénio.

      • Estéfano ropke

        Como fazer germinar mais rápido as de guaraná e açai? Como germinar andiroba?

        • Não tenho muita experiência com as sementes da Amazônia, mas acho que a estratificação ao frio, não faz muito sentido. É melhor estratifica-las criando condições aproximadas às condições naturais, ou seja a temperatura e a humidade apropriadas. Pode usar um saco de plástico fechado com o solo húmido (areado de vez em quando para evitar os fungos), mas deixa-lo ao temperatura ambiente. As sementes de açai devem germinar em 25-40 dias, os da andiroba após ~40 dias, as de uaraná demoram um bocado mais – até 170 dias
          .

      • Estéfano ropke

        Como estratifica outras sementes da amazônia?

        • O melhor é criar as condições mais aproximadas às naturais (temperatura e humidade).

  • Estéfano ropke

    Se eu usar ga3 ajudar?

    • O GA3 é utilizado para incitar a germinação, sim, mas pessoalemente nunca o utilizei.

  • Ana Rocha

    Olá! Gostaria de parabenizar pelas preciosas informações, pois me ajudarão no processo de germinação das minhas mudinhas, principalmente a alfazema. Eu perdi diversão sementes, pois nunca germinaram diretamente no solo.

    • Olá, Ana! Muito obrigada pelo comentário e pelas visitas no Jardim Viajante! Fico contente por saber que o artigo ajudou e que agora vai poder aproveitar melhor as sementinhas! 😊 Boa jardinagem e até breve!