Jardim Principal

Como escolher plantas para o jardim

roseiras

Quantas mais plantas conheço, mais quero ter no meu futuro jardim ideal… Hoje é tão fácil encomendar sementes ou mesmo plantas do outro lado do mundo e plantar no nosso terreno. As únicas limitações parecem ser a imaginação, o conhecimento e o espaço de que dispomos… e dinheiro se calhar 😉

Mas para ter um jardim de sonhos não basta introduzir nele todas as plantas das que gostamos ou que achamos valiosas por causa das suas propriedades. Não é por gostar muito de píceas que vou planta-las no jardim em Algarve. Escolhendo o repertório para cada jardim temos de ter em conta as necessidades de cada planta que queremos cultivar. Só assim vamos conseguir ter um espaço bonito sem demasiado trabalho e preocupação.

Em que devemos pensar?

Água

Será que o jardim fica num sítio onde a água não falta ou vou ter de pensar em rega? E se o terreno é seco a rega vai ter de ser intensa?

Tipo de solo
Perfil do solo

Perfil do solo

Será que o solo no meu jardim é ácido ou alcalino? Argiloso ou arenoso? Ou se calhar é rico em húmus?  Ou vivo à beira mar e o solo no meu jardim contêm sal?

Exposição

Quais são os sítios expostos ao sol durante todo o dia? Onde há mais sombra? Se calhar há zonas onde há sombra e sol, dependendo da altura do dia?

Clima
As zonas da rusticidade em Europa.

As zonas da rusticidade em Europa.

Em que zona geográfica vivo? 🙂 Em caso de Portugal se calhar é mais fácil, mas para países com um território maior pode ser útil conhecer as chamadas zonas de rusticidade que englobam regiões com parecidas características climáticas (o critério principal é a media anual das temperaturas mínimas). Assim, será que no meu jardim um abacateiro sobreviverá ou tenho de escolher árvores menos frágeis ao frio?

Vento

O jardim está exposto aos ventos fortes? Ou é um lugar resguardado e os ventos fortes são esporádicos?

Tendo em conta estas “limitações” podemos criar um jardim que nos vai agradar e  que não vai requerer muitos cuidados. Claro que as vezes é difícil de resistir 😉

You Might Also Like