Horta selvagem Plantas

Amor do hortelão / Agarra-saias

Hoje vamos conhecer melhor uma erva “daninha” que não é tão daninha como parece a primeira vista.

É Galium aparine, em português conhecida como o amor-do-hortelão ou agarra-saias. Se a origem do primeiro nome é bastante clara (a planta agarra-se com facilidade à roupa ou ao pelo do cão, por exemplo, sobre tudo os ‘frutos’ – umas pequenas bolinhas verdes), o primeiro parece mais enigmático. Alguém conhece a explicação?

przytuliacz2

O amor-do-hortelão pode atingir até 140 cm de comprimento.

Onde encontrá-lo?

O agarra-saias gosta de crescer perto das estradas, a borde dos bosques ou mato. É uma planta invasora, espalha-se facilmente, por isso é preciso ter algum cuidado ao introduzi-la no nosso jardim.

Mas uma vez lá, podemos tirar proveito das suas propriedades, que não são poucas.

przytuliacz1

O agarra-saias é uma planta diurética que ajuda a combater as pedras renais, a inflamação da bexiga ou vesícula biliar e limpa o sistema urinário.

O chá de amor-do-hortelão tem propriedades sudoríficas, antidiarreicas, diuréticas, fortificantes, anticontractivas, anti-hemorrágicas, anti-inflamatórias e antipiréticas (baixa a febre).

As substâncias activas que se encontram nas partes verdes da planta são: alcaloides, saponinas, ácidos orgánicos e um pouco da vitamina C.

O agarra-saias é também utilizado na cosmética para combater a caspa (passar chá no cabelo), doenças de pele (banhos), feridas difíceis de sarar.

przytuliacz3

Chá de amor-do-hortelão:

Uma colher de sopa da planta seca (duas, se utilizamos a planta fresca) para 250 ml (um copo) de água a ferver, deixar tapado durante 15-20 minutos. Beber 125 ml de chá, 2-3 vezes por dia.

Com os frutos podemos preparar uma bebida parecida com o café. O amor-do-hortelão pertence a mesma família que o café.


As informações que acabaram de ler têm carácter meramente informativo e não podem ser consideradas como receitas médicas.

You Might Also Like